quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Casa dos 7 Mortos - Filme B (2 de 2)


... Continuando de onde parei...

Quando estão andando pela casa, o galã encontra uma porta que leva para um quarto secreto, repleto de itens de magia negra. Dave acha um livro chamado Livro Tibetano dos Mortos. E tem a brilhante ideia de usá-lo nas filmagens, para dar mais veracidade às filmagens.


Um aparte sobre o tal livro. Não convence... não dá pra acreditar que apenas algumas palavras recitadas por um dos atores trouxesse o horror pra acabar com eles. Talvez fosse mais crível se, além das palavras, algumas práticas fossem retiradas do livro e encenadas. Por mais que hoje em dia essa seja uma ideia utilizada à exaustão, talvez fosse uma modificação que contribuísse para o filme.  Sem contar com o próprio nome do livro...  "Livro Tibetano dos Mortos"... ah, por favor...  Por que não fizeram uma pesquisa um pouco mais aprofundada em literatura proibida e utilizaram algo mais impactante...  o Necronomicon, ou o Des Vermis Misteriis,  ou, já que o zumbi é chamado de "Ghoul", por que não usar o Cultes des Goules????

Continuando...

O zelador é meio que o red herring do filme (arenque vermelho, ou arenque defumado, é um termo utilizado para indicar uma pista falsa. O nome vem da estratégia usada por criminosos perseguidos por cães farejadores: esfregar arenque defumado no seu rastro para que o cheiro forte confunda os cachorros). Algumas situações levam a crer que o sr. Price é algum tipo de ente sobrenatural. O casalzinho Anna e Dave chegam a vê-lo entrando em um dos túmulos do cemitério.  

Churrasco de gato do inferno!

Lá pelas tantas, o gato de Gayle some. Ele só é encontrado no dia seguinte. Quer dizer, é mais ou menos encontrado. Alguém retalhou o bicho e só acham a parte da frente dele. Claro que o diretor vai tirar satisfações com o Cara Sinistro local, o sr. Price. No meio do processo ele afana, na cara de pau, um revólver que o senhor Price tinha guardado. Aí acontece uma conversa dos dois no subsolo da casa do Price... Basicamente não entendi muita coisa mas, pelo pouco que eu entendi, ele faz lápides para o cemitério...  mas pra quê? Em certa hora do filme ele diz que existe um túmulo vazio no cemitério... a finada patroa dele pediu isso. Mas pra quê????

As filmagens continuam. O livro é finalmente usado em uma cena. Na hora em que estão filmando, Dave some (suspeito... muito suspeito...). Enquanto a filmagem continua, o sr. Price, que está lendo um livro em sua casa (provavelmente Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas), escuta um som estranho vindo do cemitério e vai investigar.


"Desculpe querida... estou meio morto..."
Aí realmente a coisa fica confusa. A mão do defunto reanimado pelo ritual da filmagem sai da terra com uma lerdeza absurda. E mesmo assim ele consegue agarrar a perna - ou a barra da calça, não sei - do senhor Price. Conseguiram fazer uma cena lenta ser confusa. Como se alternam as imagens da filmagem - com a reanimação de um cadáver também, que criativo - com o que está acontecendo no filme, do nada já vemos o tal zumbi agarrado no pescoço do sr. Price.


 
Com a morte do sr. Price e o fim das filmagens, começam a empacotar as coisas. Essa tem, pra mim, uma das cenas que mais me assustaram durante a infância. Vemos as sombras de uma árvore balançando para, em seguida, surgir a sombra do zumbi avançando lentamente.

Ponto positivo: o  tal zumbi, ou ghoul nos créditos originais, não é mostrado logo de cara... bom, quer dizer, se você ignorar a imagem da caroncha dele no começo do filme. Agora fiquei na dúvida se dou um ponto ou se tiro um ponto.... enfim... vou considerar um ponto positivo.


Sempre achei esse Zumbi parecido com o Kiko.



O ponto negativo é a velocidade com que o zumbi se move. Eu cronometrei: logo de cara ele demora cerca de 40 segundos para percorrer uma distância de mais ou menos 4 metros, o que dá um metro percorrido a cada 10 segundos...
Logo de cara, mesmo com sua falta de velocidade , o zumbi mata logo 3. Um encurralado no caminhão de equipamentos e dois na sala onde filmavam. Sorte que um ficou esperando assustado enquanto o outro era esganado...

Gayle está esperando o diretor pra dar umas bitocas nele, mas que aparece é o defunto.  Como ela acabou de se perfumar e sente a catinga que o zumbi deve emitir, sai correndo dali. Pra dar mais aquele ar de filme de terror, ela cai na escada, mas se levanta e continua correndo. Vai pro quarto e pega a arma do diretor (cara, eu nem sabia que eles dormiam juntos ou que ela sabia da arma!). Só que na hora de meter uma azeitona no bicho feio, ela atira num colega de filmagem, o coitado do blablabla. Só depois de descarregar todos os tiros ela percebe que atirou errado. Fica tão chocada que entra de ré num quarto onde o zumbi a espera literalmente de braços abertos...

As roupas no varal!!!!
Anne escuta os tiros quando está tomando banho. Sai de toalha mesmo e encontra Gayle enforcada. Aí começa a gritar e cai... Até hoje  não sei se desmaiada ou morta.  Mas como posteriormente ela é encontrada no rio, acho que só desmaiou...








Enquanto isso o diretor e Dave estão fazendo uma tomada final no cemitério. Acabam encontrando o corpo do sr. Price. Dave mostra um tumulo vazio para o diretor e do nada começam a brigar. O diretor dá um golpe em Dave e o joga dentro da cova vazia. Enquanto está ali deitado ele resolve dar uma lida no que está escrito no túmulo vazio.
Aí o filme começa a abusar...

Ele lê a inscrição: "David... 1872-1896". Nessa mesma hora a mão de David emerge do túmulo... ele virou um zumbi!!!!

O diretor cai no meio do caminho quando fugia pra mansão e fica deitado no chão desacordado tempo suficiente pro zumbi chegar mais perto... mas ele acaba nem chegando. Pra você ver como ele também é lerdo.

Taca na mãe pra ver se quica!
Quando chega na casa ele vai encontrando todo mundo morto. Pra piorar, e o que deixa ele mais desesperado, alguém destruiu o filme todo do cara.  Enquanto grita desesperado, aparece o zumbi 1 e joga uma câmera em cima do diretor. Uma coisa é preciso reconhecer: essa foi uma morte bem original...


Uma montagem com as mortes dos Beal e do pessoal da filmagem é mostrada, meio que forçando uma associação entre as mortes do passado que se repetem. Mas levando em conta que os primeiros que morreram foram enforcados pelos zumbi, que similaridade é essa?

A cena final mostra o zumbi David encontrando o cadáver de Anne boiando sob uma ponte. Ele a pega nos braços e sai andando com ela. O amor é lindo! Ele entra na cova, ainda com Anne nos braços. É mostrada a placa com a inscrição do nome dele - eu imagino que fosse, porque nem é um close - e o filme termina deixando você com cara de tacho.

Scooby-dooby-doo!
Então... tipo... David era um zumbi o tempo todo e os trouxe pra lá pra morrerem... ou então ele virou um zumbi porque combinou a leitura do livro com ter caído na cova...

O zumbi 1 matou Anne jogando a coitada desmaiada no rio?

Quem afinal de contas matou o gato e por quê?

E pra que a cova vazia?







Essas e outras perguntas provavelmente nunca serão respondidas. Com essa febre de refilmagens que assola o cinema, talvez logo logo alguém resolva refilmar essa pérola desconhecida dos filmes B. E espero que dessa vez utilizem um pouco de massa corrida para tapar os buracos do roteiro.

De qualquer forma, esse filme é uma porcaria em vários níveis. Mas é um daqueles que valem a pena uma conferida.


3 comentários: