quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Herbert West: Re-Animador ou Os Zumbis de Lovecraft

Lovecraft escrevendo contos sangrentos de zumbis?

Acredite, ele já esteve lá!

Resumindo: Herbert West: Re-animador conta a história de um médico, o Dr. West do título, e suas experiências com a vida e a morte. Defendendo a teoria de que o corpo não passa de uma máquina complexa e que, por isso, pode ser reinicializada quando para de funcionar (morre), o bom doutor desenvolve uma fórmula capaz de trazer os mortos de volta à vida. 

A história é contada por um narrador anônimo, uma espécie de assistente do doutor, mostra os esforços nada éticos para testar e aperfeiçoar a tal fórmula. A cada nova tentativa que se transforma em fracasso, os métodos são modificados, tornando-se mais e mais deturpados. Inicialmente a dupla realiza as experiências em uma fazenda abandonada. Depois disso, partem para o clássico roubo de cadáveres. Um pouco mais a frente, assassinato. Tudo em nome da ciência!

Essa não é uma típica história de H.P. Lovecraft. Aqui ele se afasta do horror cósmico e trata de um tipo de horror mais próximo do clichê. Muitos fãs do escritor odeiam essa história, acusando-a de ser rasa, previsível, grosseira, descerebrada (caramba!). Herbert West seria, segundo essas críticas, nada menos do que uma típica história de Cientista Maluco, aquele sujeito capaz de ferrar com metade do planeta pra provar que sua teoria está correta.

A verdade é que o próprio Lovecraft não gostava dessa história. Não gostou de escrevê-la e não gostou do resultado final.

Aí você pergunta, "por que escreveu então?"

Por um motivo bem simples: dinheiro.

O autor estava passando por sérios problemas financeiros na época e a revista pagou 5 dólares por cada trecho da história, que foi publicada seriadamente. Lovecraft precisava de dinheiro. Ponto.

A forma como a história se estruturou também incomodou bastante o escritor. Era uma exigência que cada capítulo terminasse com um gancho para o próximo (o famoso cliffhanger). Além disso, no começo de cada ato havia uma recapitulação do que acontecer no capítulo anterior. Esse tipo de resgate é útil para quem lê um conto seriado. Mas quando você está devorando o livro, é bem chato. Imagino o porre que foi para escrever.

Apesar de ser execrada por muitos fãs e até pelo próprio autor, essa história term muitos aspectos positivos. Fugindo do seu estilo habitual, Lovecraft escrever uma história sangrenta e com cenas chocantes. A narrativa acaba sendo mais ágil do que o habitual ritmo lovecraftiano e várias reviravoltas acontecem conforme a história avança.

Além disso, o Dr. West é, de longe, o personagem humano mais interessante criado pelo autor. Descrito como um indivíduo franzino, inofensivo e delicado, sua genialidade funciona como motor para sua loucura, o que o torna um dos homens mais perigosos que já habitaram as páginas escritas pelo Cavalheiro de Providence.

Outro ponto: os "reanimados", as pessoas mortas que foram trazidas de volta  à "vida" pelo reagente desenvolvido pelo Dr. West, são os seres que posteriormente conheceríamos como "zumbis: corpos mortos reanimados, dotados de agressividade e selvageria extrema, famintos e incontroláveis.

Em resumo, os fãs puristas podem torcer o nariz, mas Herbert West - Reanimador funciona muito bem como uma história de suspense, terror e horror. Apresenta um conceito interessante onde a ameaça é deslocada para a ciência e não para o sobrenatural. Tem um protagonista marcante. Várias reviravoltas. Sangue aos baldes. E os reanimados!

Ou seja, se a combinação desses fatores te parece interessante, não perca tempo. Aposto que você vai gostar dessa história!




Crédito da imagem: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário