segunda-feira, 31 de outubro de 2016

13 Fantasmas (2001)


O Filme 13 Fantasmas (Thirteen Ghosts, 2001, ou, melhor ainda, Thir13en Ghosts), um remake de um filme de 1966 com o mesmo nome, não possui muito prestígio entre os filmes de terror por vários motivos: falta de sustos, ausência de personagens carismáticos, edição pobre, etc etc etc. O coitado até figura em uma lista denominada "Os filmes mais odiados". Que maldade...




Concordo com isso tudo, mas... apesar disso, adoro esse filme.  Juntamente com seu "irmão" A Casa da Colina (House on Haunted Hill, 1999, outra refilmagem de um filme homônimo de 1959), é um daqueles filmes de terror que ainda conservam um pouco da essência dos filmes de "terrir" dos anos 80 e não tinham sido totalmente contaminados pelos jump scares.  Além disso, o elenco é bem composto, e mesmo com um ou outro furo no roteiro, a ideia segue o clássico "pessoas presos em uma mansão assombrada". Clássicos nunca morrem!

O enredo do filme é interessante.

Cyrus Kriticos está te olhando
O caçador de fantasmas Cyrus Kriticos (o sempre excelente F. Murray Abraham) e o paranormal Dennis Rafkin (Matthew Lillard) lideram uma equipe para capturar 12 fantasmas. Ao perseguirem o último em um ferro velho muitos da equipe são mortos pelo ataque do fantasma enfurecido. Entre os mortos está Cyrus.



Não é o Monk... ainda.
Enquanto isso, o sobrinho de Cyrus, Arthur Kriticos ( o também excelente Tony Shalhoub, desperdiçado nesse filme) perde sua esposa Jean ( Kathryn Anderson) quando sua casa pega fogo. Meses depois o advogado de Cyrus, Ben Moss (J. R. Bourne) procura Arthur e o informa de que o tio lhe deixou de herança uma mansão isolada. Com problemas financeiros, Arthur decide se mudar para lá com a família, os dois filhos, Kathy (Shannon Elisabeth) e Bobby (Alec Roberts) e a babá Maggie (Rah Digga).



Ao chegar na tal mansão, a família se encontra com Dennis, disfarçado de trabalhador da rede elétrica. Eles começam a explorar os diversos cômodos da mansão e não percebem que as paredes começam a se fechar, aprisionando todos. E no porão da mansão encontram-se os 12 fantasmas capturados e um da família foi escolhido para ser o décimo-terceiro fantasma, necessário para a finalização do plano de Cyrus.

Vinda Longa e Próspera

 Outra coisa que esse filme tem de muito bom: Os 13 fantasmas propriamente ditos. Cada um deles, que compõe o tal Zodíaco Negro importante para o plot do filme , tem uma história de fundo consideravelmente complexa... mais até do que os personagens principais do filme.  Eu até acho que curtas-metragens contando essas histórias seriam uma coisa a se considerar... mesmo sabendo que algumas edições de DVD do filme contavam tais histórias na sessão de "extras".

Sendo assim, vamos dar uma olhada nesses fantasmas e em suas histórias pra lá de interessantes.

Continua na próxima postagem.

Thriller!


 
Venha brincar com a gente, Dany... Para sempre, e sempre e sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário