terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Casa do Pedágio - W.W. Jacobs (Parte 1)


Observação: Apesar do grande interesse em ler esse conto, só o encontrei no seu original (o inglês). 
Sendo assim, publico essa versão traduzida por mim e pelo meu  amigo de todas as horas, o Google.
vocês vão perceber que os diálogos foram modernizados para ficarem mais coloquiais... ainda não decidi se isso é um ponto positivo o negativo.


I

"É tudo besteira!", disse Jack Barnes."Claro que pessoas morreram naquela casa! Pessoas morrem em toda casa. E sobre os tais ruídos... vento na chaminé e ratos na lambris são muito convincentes para um homem nervoso. Me dê outra xícara de chá, Meagle" "

"Lester e White primeiro.", disse Meagle, que estava presidindo a mesa de chá da Pousada Três Penas. "Você já tomou duas."

Lester e White terminaram suas xícaras com uma lentidão irritante, fazendo uma pausa entre goles para sentir o aroma. Meagle serviu-os até a borda, e, em seguida, voltando-se para o Barnes, que esperava sisudo, suavemente solicitou-o para que pedisse mais água quente.

"Vamos tentar manter seus nervos em uma condição saudável", ele comentou. "Falo por mim... tenho uma espécie de crença parcial no sobrenatural."

"Todas as pessoas sensatas têm", disse Lester. "Uma tia minha viu um fantasma uma vez."

White concordou.

"Eu tinha um tio que viu um", disse ele.

"É sempre outra pessoa que os vê", disse Barnes.

"Bem, essa tal casa", disse Meagle, "é uma casa grande com um aluguel absurdamente baixo, e ninguém se arrisca. Tomou como pedágio pelo menos uma vida de cada família que viveu lá -  até os que ficaram pouco tempo - e desde que ficou vazia, zelador depois de zelador morreu por lá. O último morreu há quinze anos. "

"Exatamente", disse Barnes. "Tempo suficiente para as lendas se acumularem."

"Aposto um Soberano você não passa a noite lá sozinho, mesmo com toda a sua conversa", disse White de repente.

"E eu!", disse Lester.

"Não", disse Barnes lentamente. "Eu não acredito em fantasmas nem em quaisquer coisas sobrenaturais, seja lá quais forem. Admito que eu não deveria me importar em passar uma noite lá sozinho."

"Mas por que não?" perguntou Branco.

 "Vento na chaminé", disse Meagle, com um sorriso.

  "Ratos no lambril?", opinou Lester.

  "Como você quiser", disse Barnes, enrubescendo.

"Suponha que todos nós vamos?" disse Meagle. "Vamos depois do jantar, lá pelas onze chegamos lá. Estamos há dez dias sem uma aventura... Exceto a descoberta de Barnes da vala com água. Será uma novidade, de qualquer forma, e se quebrarmos o encanto e todos sobrevivermos, o proprietário pode nos dar algo em agradecimento".

"Vamos ver o que o proprietário tem a dizer sobre isso primeiro", disse Lester. "Não há diversão em passar uma noite em uma casa vazia ordinária. Vamos ter certeza de que é mal-assombrada."

 Tocou a campainha do proprietário e apelou em nome da nossa humanidade comum para que não os deixasse desperdiçar uma noite observando uma casa da qual espectros e duendes não fizessem parte. A resposta foi mais do que reconfortante, e o proprietário, depois de descrever com arte considerável a aparência exata de uma cabeça que tinha sido vista saindo de uma janela sob o luar, acabou com um pedido educado, mas urgente, para que acertassem suas dívidas com ele naquele momento.

"Não há nenhum problema em vocês, jovens cavalheiros, terem o seu divertimento," ele disse com indulgência; "Mas, supondo que você sejam todos encontrados mortos de manhã... e quanto a mim? Ela não é chamada de Casa do Pedágio à toa, sabem?."

 "Quem morreu lá pela última vez?" perguntou Barnes, com um ar de desdém educado.

"Um vagabundo", foi a resposta. "Ele foi para lá por uma aposta de meia-coroa, e eles o encontraram na manhã seguinte pendurado nos balaústres, morto."

  "Suicídio", disse Barnes. "Insanidade mental".

 O proprietário concordou. "Isso foi o que o júri disse", falou ele lentamente; "Mas sua mente era sólida o suficiente quando ele foi lá. Eu o conhecia há anos. Sou um homem pobre, mas eu não iria passar uma noite naquela casa nem por cem libras."

Ele repetiu essa observação quando eles começaram sua expedição algumas horas mais tarde. Saíram na hora em que a Pousada fechava; trovões explodiram ruidosamente atrás deles, e, enquanto os clientes regulares se arrastavam lentamente para a Casa do Pedágio, eles rumaram na direção da casa em ritmo acelerado. A maioria das casas já estavam às escuras e as luzes em outras iam se apagando conforme eles passavam.


(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário